segunda-feira, 21 de julho de 2014

Projeto V - REVITALIZAÇÃO DO CLUBE CRISSIUMAL - Profª Josiane Pillar

O projeto V do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICRUZ é um projeto de revitalização de um bem histórico cultural do nosso município. Na cidade de Crissiumal existem poucos estabelecimentos com este potencial. Entre os mais importantes, escolhi o Clube Crissiumal, que tem como ano de criação 1951. Sua história mostra como foi importante a sua existência para o município. 

           

Capa do Trabalho
Este projeto visa valorizar uma edificação com caráter social recreativo que utiliza os seus espaços para propor lazer à sociedade. Por possuir vários ambientes como salão de festas com palco, cozinhas, restaurante e espaço para jogos, o clube pode ser empregado com mais intensidade, evidenciando a sua importância para toda cidade de Crissiumal.
Baseado nos relatos da importância dos antigos clubes para as sociedades, busco proporcionar mais usos para que o mesmo seja reconhecido e valorizado como outrora.
          Na montagem a seguir pode-se analisar a fachada principal do clube e em detalhe suas aberturas.


         Algumas imagens do pavimento térreo demonstram os detalhes de piso, forro e aberturas existentes.

Análise do Entorno


Histórico - Clube Crissiumal - Sociedade Recreativa e Esportiva Brasil
A Sociedade foi fundada em 15 de maio de 1943, e que contou com a presença de 140 pessoas, sócios fundadores, quando o povoado de Crissiumal pertencia ao 11º Distrito de Palmeira das Missões, e tinha como finalidade: cultivar jogos, biblioteca e demais esportes, e com quatro categorias de sócios: passivos, ativos, honorários e remidos, conforme estatutos.
O início da construção foi em 1949 e a conclusão em 1951. O construtor foi Hamaturgo Lopes da Rosa. Os recursos para a construção forma obtidos através de campanha, onde houve 315 contribuintes, pessoas físicas, comércio e indústria de Crissiumal, Ijuí, Três de Maio, Três Passos, Humaitá entre outras.
O lote urbano nº 02 da quadra 78, da seção Buricá no qual foi construída a sede social.
Em 16 de julho de 1968, com a reforma dos estatutos, a entidade recebeu a denominação de Clube Crissiumal.
Em 15 de maio de 1981, foi realizado um grande baile em homenagem aos sócio-fundadores, quando do 38º aniversário da fundação da sociedade.
A entidade passou por muitas reformas no decorrer destes anos, e atualmente, com um bem montado restaurante num belo espaço físico para eventos, a família Weber proporciona diariamente um cardápio variado e prepara qualquer tipo de evento.


Fachada Principal em 1951

Fachada Principal em 2012


Análise arquitetônica do edifício

 Por ser construído entre 1949 e 1951, em um momento de transição de estilos arquitetônicos, o Clube Crissiumal não possui um estilo definido. Contudo, as características mais evidências nos remetem ao estilo Art Decó.
Entre elas podemos citar:
- A Simetria da fachada, simétrica, com acesso centralizado;
- O coroamento, linhas mais geométricas;
- Linhas retas ou circulares estilizadas;
- Os volumes seguiram a composição tripartite clássica – embasamento, corpo principal e coroamento.
- Racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação;
- Janelas em madeira ou ferro
- Linguagem formal (contenção de ornamentação);
            - Cores discretas, tons de rosa ou tons pastéis;
Projeto Existente Pav. Térreo

Projeto Existente 2º Pavimento

Proposta Pav. Térreo

 
Proposta final



Fachada Principal

Fachada Térreo




Nenhum comentário:

Postar um comentário