segunda-feira, 21 de julho de 2014

Projeto VI - PROJETO EDUCACIONAL - Profº Cláudio Mello

O Conceito:


É muito importante para o aluno desfrutar de um ambiente agradável e esteticamente bonito, imponente, grandioso. Pois é neste espaço que ele passa um bom tempo da sua infância, é onde descobre a magia das letras, dos números, desenvolve o convívio com colegas, professores, funcionários e é onde começa a construir a história da sua vida. Neste cenário tão importante para o desenvolvimento de um ser humano, faz-se necessário uma arquitetura escolar de qualidade.
           Neste sentido o ambiente deve ser confortável, funcional, com iluminação e ventilação naturais e acessibilidade. Também este ambiente deve estimular o convívio dos usuários que deverão zelar por sua preservação.
         No aspecto lúdico o espaço escolar deve instigar a imaginação dos alunos, para que possam desenvolver com vontade e criatividade os seus afazeres escolares. Além disso, o ambiente escolar deve ser agradável aos seus usuários, transmitindo beleza e harmonia, através da utilização de materiais simples dispostos de formas diferenciadas. Que haja vida através das cores. Que seja símbolo, que seja patrimônio.
      Sendo o Brasil um país que ainda necessita evoluir muito em relação à Educação, pretende-se referendar a imagem da sua bandeira para conceituar as formas usadas na elaboração do projeto arquitetônico.  As formas, as cores, seus significados, os materiais, tudo deverá ser analisado, levando também em consideração preceitos pedagógicos e normas vigentes. 
          As formas:

Em planta priorizou-se retângulos, linhas retas para direcionar o formato externo da bandeira do Brasil;


A cobertura possui linhas orgânicas evidenciando o movimento de uma bandeira ao vento.


Alguns ângulos foram utilizados nas circulações para quebrar a rigidez das linhas retas e lembrar o losango da bandeira.
As cores:
O Azul é a principal cor das virtudes intelectuais. Seu acorde típico é azul e branco. Essas são as principais cores da inteligência, da ciência, da concentração.


O Laranja é a cor da diversão, da sociabilidade e do lúdico, esse é o lado mais forte do laranja. O laranja é a cor complementar do azul. O Azul também é a cor do espiritual, da reflexão e do silêncio, o seu polo oposto, o laranja, representa as qualidades opostas a essas.
Conforto:
Iluminação natural é evidenciada pelos grandes panos de vidro nas fachadas e na cobertura; A ventilação cruzada retira o ar quente quando abertas as portas inferiores do prédio escolar e no inverno, mantendo-as fechadas o calor do sol aquece o interior da escola criando um espaço protegido para os alunos; Cobertura Verde também no prédio escolar, auxilia na captação de água da chuva e criar uma proteção térmica a mais para a cobertura; Painéis de madeira tratada nas fachadas também diminuem a troca de calor com o interior dos ambientes. 
A disposição espacial


Buscando criar uma unidade entre os edifícios, usou-se uma disposição de todos próximos e uma cobertura com linhas orgânicas foi disputa sobre os mesmos para fazer o fechamento.


Implantação


       O pátio interno da escola possui espaços de contemplação e lazer para os alunos protegidos de intemperes. Bancos móveis, arquibancada e nichos para leitura. O auditório e ginásio tem acesso independente e pela escola.

Planta Baixa Térreo

       Toda extensão de fachada na esquina esta contemplada por um espelho D'água.
Planta Baixa Técnica

Layout

Detalhamentos


Projeto V - REVITALIZAÇÃO DO CLUBE CRISSIUMAL - Profª Josiane Pillar

O projeto V do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICRUZ é um projeto de revitalização de um bem histórico cultural do nosso município. Na cidade de Crissiumal existem poucos estabelecimentos com este potencial. Entre os mais importantes, escolhi o Clube Crissiumal, que tem como ano de criação 1951. Sua história mostra como foi importante a sua existência para o município. 

           

Capa do Trabalho
Este projeto visa valorizar uma edificação com caráter social recreativo que utiliza os seus espaços para propor lazer à sociedade. Por possuir vários ambientes como salão de festas com palco, cozinhas, restaurante e espaço para jogos, o clube pode ser empregado com mais intensidade, evidenciando a sua importância para toda cidade de Crissiumal.
Baseado nos relatos da importância dos antigos clubes para as sociedades, busco proporcionar mais usos para que o mesmo seja reconhecido e valorizado como outrora.
          Na montagem a seguir pode-se analisar a fachada principal do clube e em detalhe suas aberturas.


         Algumas imagens do pavimento térreo demonstram os detalhes de piso, forro e aberturas existentes.

Análise do Entorno


Histórico - Clube Crissiumal - Sociedade Recreativa e Esportiva Brasil
A Sociedade foi fundada em 15 de maio de 1943, e que contou com a presença de 140 pessoas, sócios fundadores, quando o povoado de Crissiumal pertencia ao 11º Distrito de Palmeira das Missões, e tinha como finalidade: cultivar jogos, biblioteca e demais esportes, e com quatro categorias de sócios: passivos, ativos, honorários e remidos, conforme estatutos.
O início da construção foi em 1949 e a conclusão em 1951. O construtor foi Hamaturgo Lopes da Rosa. Os recursos para a construção forma obtidos através de campanha, onde houve 315 contribuintes, pessoas físicas, comércio e indústria de Crissiumal, Ijuí, Três de Maio, Três Passos, Humaitá entre outras.
O lote urbano nº 02 da quadra 78, da seção Buricá no qual foi construída a sede social.
Em 16 de julho de 1968, com a reforma dos estatutos, a entidade recebeu a denominação de Clube Crissiumal.
Em 15 de maio de 1981, foi realizado um grande baile em homenagem aos sócio-fundadores, quando do 38º aniversário da fundação da sociedade.
A entidade passou por muitas reformas no decorrer destes anos, e atualmente, com um bem montado restaurante num belo espaço físico para eventos, a família Weber proporciona diariamente um cardápio variado e prepara qualquer tipo de evento.


Fachada Principal em 1951

Fachada Principal em 2012


Análise arquitetônica do edifício

 Por ser construído entre 1949 e 1951, em um momento de transição de estilos arquitetônicos, o Clube Crissiumal não possui um estilo definido. Contudo, as características mais evidências nos remetem ao estilo Art Decó.
Entre elas podemos citar:
- A Simetria da fachada, simétrica, com acesso centralizado;
- O coroamento, linhas mais geométricas;
- Linhas retas ou circulares estilizadas;
- Os volumes seguiram a composição tripartite clássica – embasamento, corpo principal e coroamento.
- Racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação;
- Janelas em madeira ou ferro
- Linguagem formal (contenção de ornamentação);
            - Cores discretas, tons de rosa ou tons pastéis;
Projeto Existente Pav. Térreo

Projeto Existente 2º Pavimento

Proposta Pav. Térreo

 
Proposta final



Fachada Principal

Fachada Térreo