quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Projeto III – RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR – Profº Cláudio Mello e Profº Igor Soares





Este projeto parte do sorteio de uma família diferente para cada aluno, a minha família ficou da seguinte forma: - O pai personal treiner, a mãe uma professora de música, uma filha bailarina de 15 anos e mais um filho de 7 anos.

Busquei como conceito para o projeto: Leveza, Aconchego, Harmonia, Convívio, Segurança, Ousadia e Sustentabilidade.
Planta Pavimento Térreo
 O pavimento térreo conta com um Hall de Entrada de pé direito duplo, a escada esta bem na esquina toda envidraçada, tem ainda um lavabo, uma sala de visita com lareira. A parte de convivência tem vista total para a piscina e o jardim. A cozinha americana possibilita que a família reúna-se com mais facilidade, sobre a mesa de jantar também há pé direito duplo. Há ainda um banheiro, lavanderia e um espaço de jogos.  A garagem possui espaço para 3 carros. A academia possui acesso externo e interno para facilitar o uso da família e dos alunos. Na academia há uma sauna, sanitário masculino e feminino e um pequeno bar.
Planta Baixa 2º Pavimento


O segundo pavimento tem 3 suítes com closet, uma suíte máster com hidromassagem e sacada. Ainda possui uma sala de cinema e uma sala de música que possuem tratamento acústico.
Fachadas e Detalhamentos


A residência está em um terreno de esquina recuada da rua principal em 4 metros. O Norte está na direção da esquina, desta forma o pôr do sol acontece de frente para academia que possui a fachada envidraçada. Para evitar o super aquecimento, criei um cobogó com desenho diferenciado, quanto mais baixo o sol, menos ele incide dentro do ambiente. Desta forma, além do cobogó dar um ar divertido para a fachada, funciona como um brise protegendo-a do sol.





Fachada Acesso Academia


Render Cobogó


terça-feira, 1 de novembro de 2011

1º Projeto particular!

Cozinha de MDF com tampo de Granito. Espaço pensados em cada necessidade da cliente. Revestimento de pastilha de vidro na parede. Piso porcelanato. Forro de gesso.

A parede que dividia a cozinha da sala, deu lugar a bancada, que possibilitou uma amplitude no espaço, interligando a cozinha ao estar e a churrasqueira.


O piso foi fundamental para a mudança do ambiente, colocado sobre o antigo piso com argamassa especial, o porcelanato claro valorizou o ambiente dando mais claridade para a sala e ampliou o espaço. o vidro também teve sua importância, dando leveza para o ambiente e interligando o interior com o exterior. Os móveis foram reaproveitados, apenas passaram por uma mudança no seu acabamento, antes da cor mogno, após, ficaram com o tom natural da madeira.
No home o forro foi rebaixado com gesso, possibilitando a criação de iluminações diferentes, através de sanca, cortineiro iluminado, lâmpadas de led embutidas. O painel da TV cobriu toda a parede dando uma homogeniedade para a antiga parede composta de nichos e lareira.
No espaço lazer que inclui além de um estar, a cozinha e a churrasqueira, foram feitas duas sancas de gesso,  já que o pé direito não comportava um gesso em todo forro. Os efeitos de iluminação foram utilizados para ampliar as possibilidades de utilização dos ambientes.
A iluminação da cozinha ficou por conta de um rasgo no gesso e os pendentes sobre a bancada.
Sobre a churrasqueira utilizou-se pedra 3D. E para evidenciar sua diferença de volumes, três dicroicas de LED foram embutidas no gesso.

A sala de jantar teve inspiração no estilo provençal. O móvel antes em tom de madeira, agora laqueado, recebeu o estofamento com um tecido em tons off-white listrado. O Lustre dourado deu o charme final para o ambiente. Ainda sobre a mesa foi criada uma sanca com corda luminosa, desta forma pode-se utilizar o ambiente mudando a iluminação criando assim efeitos diferentes.