O estilo Luís XV designa um estilo de decoração de interiores e mobiliário que se desenvolve a partir de França durante o reinado de Luís XV, entre aproximadamente 1730 e 1750-60.
Cadeira em estilo Luís XV, Fauteuil à la reine com braços, estofos em tapeçaria de Beauvais com cenas inspiradas nas fábulas de La Fontaine.
- Estrutura escultórica de linhas leves e curvas sinuosas, assimetria, fluidez, movimento e elegância. Alta qualidade de execução, trabalho cuidado na decoração e atenção ao pormenor.
- Materiais: madeiras variadas (nogueira, faia, carvalho, pau-rosa, pau-roxo, pau-santo, pau-setim, amaranto), paineis de laca, placas de porcelana e mármore (para tampos), aplicação de bronzes.
- Pintura e laca: utilizam-se paineis de laca oriental (ou a imitação designada Verniz Martin). Principalmente as cadeiras são pintadas, empregando-se menos a madeira dourada que no estilo anterior.
- Elementos decorativos: fantasia de inspiração na natureza; desaparece a figura humana e animal em deterimento de motivos vegetais (flor com caule, de representação naturalista ou estilizada, sózinha, em ramos ou grinaldas, e folhagens retorcidas e enroladas); conchas, rochas, cristas de ondas (espuma); troféus (de música, etc); curvas em C e S; figuras geométricas; marqueteria de contornos sinuosos.
A idéia era fazer uma releitura contemporânea de uma cadeira Luis XV. Fiz muitos estudos para escolher as características finais. As cadeiras Luis XV eram sofisticadas, com materiais nobres, rebuscadas, utilizavam cadeiras com braços, tecidos com estampas baseadas na natureza. Já estilo contemporâneo trabalha com linhas mais limpas, sem muitos adornos, entalhes. Em 2007 quando fiz o projeto, a tendência em acabamento na madeira era o tom imbuia, então utilizei-o para meu projeto. O tecido mais clean com detalhes florais compôs o móvel.
Este projeto me proporcionou o prêmio de aluna destaque da minha turma do curso de Design de Móveis da Setrem .
Protótipos |
Protótipo escolhido |
Protótipo e Produto final |